Mães e pais, sabemos o quanto o brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças. Mas, em um mundo acelerado, como equilibrar essa alegria com a segurança e o aconchego do lar?
Na Cola e Decora, acreditamos que a decoração pode ser uma aliada poderosa, incentivando brincadeiras criativas sem abrir mão do zelo que nossos pequenos merecem.
Hoje, vamos descobrir como que os nossos produtos agregam à rotina da criança, indo muito além de meros itens decorativos. Cada sugestão aqui dada é pensada para estimular a imaginação e tornar do quarto um espaço lúdico onde ela possa brincar e se desenvolver com segurança e conforto.
Brincadeiras no Quartinho: ideias para se divertir no quarto
Antes de mergulharmos no tema, reflita: um quartinho bem decorado não é só bonito, é funcional.
- Tapetes macios evitam quedas;
- Almofadas antialérgicas viram companheiros de aventuras;
- Quadros sem vidro protegem enquanto inspiram histórias.
Esses elementos da Cola e Decora transformam o espaço em um playground seguro, fomentando coordenação motora, criatividade e até laços familiares.
Tapete estilo pista ou amarelinha

Imagine seu filho pilotando carrinhos em uma pista infinita, longe do chão frio e perigoso. Brincadeiras de corrida estimulam a motricidade grossa e a noção de espaço, mas exigem superfícies seguras.
Também há a opção de tapete com formato de amarelinha. Antigamente se desenhava na rua e se brincava por lá, mas agora há essa opção segura e conveniente para agregar ao próprio quarto infantil.
Uma dica importante é optar por tapetes com bases antiderrapantes, pois as crianças estão sempre correndo, brincando e se divertindo, e evitar tapetes soltos ajuda na segurança da criança.
Almofadas de personagens

Crianças adoram inventar histórias. Brincadeiras narrativas desenvolvem linguagem e empatia, desde cedo.
Na Cola e Decora trabalhamos com almofadas em estilo de personagens e animais, tornando o uso algo ainda mais lúdico. Na hora de contar as histórias antes de dormir, use as almofadas para levar a imaginação da criança ainda mais longe, trazendo diversão e acolhimento.
Quadros decorativos são janelas para outros universos
Paredes vazias pedem o adorno de quadros decorativos. Os temas diversos permitem que crie atmosfera e ambientes únicos para cada cantinho.
Os quadros facilmente podem servir de janelas para novas dimensões. Imagine-se em uma nave espacial, os quadros são as janelas que mostram recortes do universo. Acrescente uma lua, almofadas decorativas e pronto. O quarto virou uma estação espacial.
Use brinquedos na decoração

Melhor do que ter apenas itens estáticos é contar com brinquedos e adornos que as crianças consigam incluir nas brincadeiras, tornando o quarto um espaço convidativo para suas atividades.
Usar brinquedos, pelúcias e outros itens não só traz a imersão que a criança merece, mas também dá a ela opções de brincadeiras e atividades. Desde bebê à crianças é possível adotar esse tipo de abordagem, estimulando o desejo e o desenvolvimento infantil.
Móveis montessorianos

Ter um ambiente pensado e projetado para as crianças permite que ela atue e tenha autonomia para se desenvolver naquele espaço. Nisso se incluem o mobiliário infantil.
Móveis com tamanho adequado para interação das crianças, sem pontas, seguros para seu dia a dia. Mesinhas e cadeiras permitem que desenhem, brinquem e até mesmo eduquem-se em um espaço dedicado.
Já as camas montessorianas são baixas, perfeitas para a interação infantil, permitindo que subam e desçam sem qualquer dificuldade, muito menos comprometendo sua segurança. Enquanto que prateleiras e baús organizadores oferecem áreas para interagir e brincar.
Integrando tudo para um quarto montessoriano
Os tapetes, almofadas e quadros infantis vão muito além de simplesmente tematizar e decorar o espaço: eles constroem memórias.
O importante aqui é começar pelo mais fácil e ir, aos poucos, realizando mudanças maiores. Escolha um tapete temático e adicione almofadas complementares. Se possível, opte por uma cama montessoriana, que permite que a brincadeira ganhe novos ares.
O resultado? Um espaço que cresce com a criança, estimulando brincadeiras ativas e criativas. Porque, no fim, decorar é zelar pelo futuro lúdico deles.

